Juntos fazemos um mundo melhor

Saber a origem dos insumos e a história por trás de uma marca é saber muito sobre a ética de uma empresa. Pesquise e financie a indústria ética. Esses insumos podem até ser mais caros, impactando no preço final dos produtos, mas fazem um bem....

Não ficou muito mais legal consumir um produto de moda sabendo de tudo isso?

Menos plástico, por favor!

Também substituímos os plásticos comuns da empresa por plásticos compostáveis e biodegradáveis, pois é incrível a quantidade de plástico que essa indústria usa.

Há algum tempo a ficha do impacto da indústria da moda no meio ambiente caiu para a Wasabi. O ano era 2016 quando começamos a nos sentir impelidas pelas notícias da exaustão do nosso planeta. Naquele momento, quando ainda funcionávamos como ateliê, tomamos a decisão de priorizar os tecidos naturais como a seda, o algodão e o linho 100%, que são biodegradáveis.

 

Depois veio a decisão mais radical de não trabalhar mais com poliéster, um tecido que barateia o custo das peças, mas que é feito de plástico e demora pelo menos 400 anos para se biodegradar (ou melhor, leva 400 anos para se desfazer em partículas menores, pois o plástico não desaparece nunca). Essa decisão veio a partir de uma consciência ecológica que foi se tornando cada vez mais importante para nós.

Entendemos melhor a questão dos microplásticos nos oceanos (um grande problema ambiental), pesquisamos sobre as derrubadas de florestas virgens para fazer fibras artificiais e rastreamos fornecedores capazes de entregar matérias-primas mais sustentáveis. Buscamos empresas com certificações capazes de garantir que a roupa que você compra tem responsabilidade ambiental e social.

 

Para a fabricação das nossas peças de roupa, trabalhamos com a empresa Maria das Candeias Ltda., de uma ex-costureira do Rio de Janeiro que decidiu montar sua própria fábrica com o objetivo de praticar remuneração justa e boas práticas trabalhistas. É importante saber disso pois a maior parte desta mão de obra sofre com precarizações do mercado de trabalho e má remuneração.

Para se ter uma ideia, cada peça de roupa confeccionada, é embalada em um saco plástico. Que vai parar aonde?

Os bioplásticos compostáveis Oeko®️ são confeccionados com biopolímeros internacionalmente certificados compostáveis. As matérias primas são obtidas a partir de fontes renováveis agrícolas, entre elas a cana de açúcar, mandioca, milho, óleos vegetais, fibras naturais e também resíduos agroindustriais como a lignina extraída da madeira.

 

Os bioplásticos usados na Wasabi são naturalmente 100% biodegradáveis em processos biológicos de compostagem termofílicas, em um prazo entre 15 a 30 dias, e em biodigestores. São totalmente livres de aditivos promotores de degradação química ou fragmentação (microplásticos). Sua biodegradação ocorre naturalmente pela ação de microorganismos, fungos e bactérias existentes nestes meios biológicos, convertendo-se em CO2 + H2O + biomassa (húmus).


Ao utilizar o saco da Oeko®️ para descartar os resíduos que serão encaminhados para o aterro sanitário, você está utilizando um material que é produzido a partir de matérias primas obtidas de fontes renováveis agrícolas, ou seja, plantas que sequestram carbono. Já o plástico convencional é obtido do petróleo, que além de ser uma fonte fóssil, é extremamente poluente pela emissão de gases do efeito estufa e pelos riscos de acidentes ambientais na sua exploração e transporte. Dessa forma há a vantagem em relação aos sacos plásticos convencionais e plásticos com aditivos oxi.

 

Outras informações que talvez vocês gostem:

Nós valorizamos a mão de obra local e gostamos de fortalecer economicamente as nossas comunidades. Nossas fábricas ficam no Rio de Janeiro e no município de Nova Iguaçu. Já nosso principal fornecedor de tecido e de estamparia fica em Petrópolis. O fato de serem fábricas próximas da nossa loja ajuda nos esforços de não emissão de gás carbônico, num momento em que o mundo deveria se preocupar com esse tema urgente.

 

Apoiamos o movimento #FeitoNoBrasil

SUBSCRIBE TO OUR NEWSLETTER 

  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Estrada da Gávea, 899, 1o piso - São Conrado, Fashion Mall | Rio de Janeiro, RJ - Brasil

© 2018 LOJA WASABI COMÉRCIO DE ROUPAS LTDA. CNPJ: 27.548.506/0002-77 | Rua Silva Rego, 23/201, Rio de Janeiro/RJ 

0